Nomes populares: Enterite por Giardia, gastrenterite por Giardia, duodenite por Giardia, lambliose ou giardose.
O que é: Infeccção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecção é assintomática e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. A infecção sintomática pode apresentar-se de forma aguda com diarreia, acompanhada de dor adbdominal (enterite aguda) ou de natureza crônica, caracterizadas por fezes amolecidas, com aspecto gorduroso, fadiga, anorexia, flatulência e distensão abdominal. Anorexia, associada com má absorção, pode ocasionar perda de peso e anemia. Não há invasão intestinal.
Distribuição no Brasil e no mundo: Doença de distribuição mundial, mais prevalente em países subdesenvolvidos. Epidemias podem ocorrer, principalmente, em instituições fechadas que atendam crianças, sendo o grupo etário mais acometido situado entre 8 meses e 10 a 12 anos.
Transmissão:
Agentes causadores (patógeno e vetores): Giardialamblia, protozoário flagelado que existe sob as formas de cisto e trofozoito. O cisto é a forma infectante encontrada no ambiente.
O modo de transmissão é fecal-oral. Ocorre de forma direta, pela contaminação das mãos e consequente ingestão de cistos existentes em dejetos de pessoa infectada ou indireta, por meio da ingestão de água ou alimento contaminado. O período de incubação se dá entre 1 e 4 semanas, com média de 7 a 10 dias. Já a fase de transmissibilidade dura enquanto persistir a infecção.
Tratamento:
|
Adoção de medidas sanitárias, higiene pessoal e medicamentos indicados por profissional da saúde. |
|
Prevenção:
|
As principais recomendações para se prevenir dos riscos de infecção são:
• Educação sanitária: Em particular o desenvolvimento de hábitos de higiene; lavar as mãos após o uso do banheiro.
• Gerais: Filtração da água potável. Saneamento.
• Isolamento: Pessoas com Giardíase devem ser afastadas do cuidado de crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário